João Batista | Mateus 3.3


 João, o batista. Este foi o homem que o profeta Isaías anunciou que viria antes do Salvador. Isabel, sua mãe não podia ter filhos, já era de idade avançada e Deus fez uma promessa ao seu marido Zacarias, na qual ele não creu e ficou mudo até o dia em João nasceu. Aqui, temos um casal de idosos, que não tinha mais esperança em ter filhos, mas Deus concedeu essa graça, para que além de mostrar através deles, que se Ele quiser, nada é impossível, mas também para mostrar que todo milagre tem um propósito para Ele. 
João Batista foi quem anunciou a vinda de Jesus, e ainda no ventre de sua mãe, se alegrou quando Maria, já grávida, se encontrou com Isabel e as crianças se "cumprimentaram" nos ventres. Além de ser aquele quem preparou o caminho de Jesus, João também era primo do Mestre, mas mesmo assim ele creu que Ele era o Filho de Deus. 
Não dá para falar do nascimento de Jesus sem falar da história de João Batista, porque ele foi designado por Deus para ser o "Elias" daquela geração e ele foi responsável por falar da salvação, do arrependimento dos pecados, e acima de tudo, de Jesus. 
Hoje somos todos capazes de ser como João Batista, digo isso sem dúvidas, pois o que Jesus nos pede, é que anunciemos o Seu retorno, que falemos sobre salvação, sobre arrependimento e assim como João, também seguirmos fervorosamente os ensinamentos que o Pai nos deu. Somos nós que lançamos a palavra de Deus às pessoas, nós preparamos o caminho para que Jesus possa entrar na vida daqueles que absolvem Sua palavra. 
Nós jogamos a semente e o Espírito Santo rega e faz nascer. Anunciamos o nome de Jesus, seu nascimento, morte, ressureição e volta, estamos todos a espera do Messias que prometeu retornar. João anunciou a primeira vinda de Jesus, nós estamos aqui para anunciar a segunda vinda. Estamos abrindo o caminho, que é o coração de cada um, para que Jesus possa passar e restaurar almas perdidas. João falava dos pecados e convertia as pessoas a não pecarem mais, ele era ousado e não tinha medo de enfrentar as objeções. 
O que me faz refletir, sobre o quanto de João nós temos sido nesses últimos dias, o quanto temos preparado o caminho para Jesus, o quanto de tempo e dedicação temos empenhado para sermos também instrumentos usados por Deus e o quanto temos conscientizado aos que estão ao nosso redor, que o pecado não leva à salvação. Nestes dias que antecedem o Natal, pensemos não somente no nascimento de Jesus, mas também no seu retorno. 
Nenhuma festa faz sentido se Jesus não estiver, Ele não nos pediu para comemorarmos o Seu aniversário, Sua mensagem para nós foi outra. Comemoramos porque é uma forma de trazer a memória toda a vida Dele aqui na terra, mas essa memória é algo que devemos ter todos os dias, não somente no Natal. Abram caminhos para o Senhor, Ele voltará e nós somos os Joões Batistas deste século! Preparar e  levar as as almas à conversão é nossa responsabilidade e é isso o que Jesus realmente quer. Quando a oportunidade aparecer, lembre-se de João Batista e avance na anunciação! Deus te abençoe. 

Postar um comentário

0 Comentários