Reflexão


 Ter compromisso com Deus não é um fardo, mas como em toda relação, há comprometimento. O que muitos não entendem é que, quando nós estamos unidos a Deus e mais íntimos, nosso compromisso com Ele e Sua verdade são dobrados.

Já parou e analisou situações em que se todos cometem um erro, não há tanta "cobrança", mas se você cometer o mesmo erro, há uma certa severidade na cobrança?

Pois bem, isto tem a ver com o compromisso com Deus. O ímpio (aquele que não aceitou Jesus com o seu único e suficiente Salvador) é cego pelo pecado, não tem relacionamento com Deus e provavelmente não tem Deus como o centro de sua vida, por isso, quando ele erra, Deus age com misericórdia (mas não os isenta das consequências).

Quando nós, servos justos e tementes, somos desobedientes, deixando que a carne fale mais alto, o Senhor nos corrige e muitas das vezes de forma dura, pois Ele espera que sejamos diferentes. Teoricamente (pois tem muito cristão cego pelo mundo), não temos as nossas vistas tampadas pelo pecado.

Se nos tornamos íntimos de Deus, é porque a nossa conduta é reta conforme a vontade Dele. Deus sabe que todos somos falhos, mas Ele também sabe que temos a palavra como verdade em nós.

Ele é misericordioso, mas quando agimos conforme nossas próprias vontades, sabemos que não estamos agindo da forma que Ele quer. 

Ser íntimo é ter uma vida reta, justa, temente, santificada, respeitosa, amorosa e coerente. Por isso que às vezes quando erramos, somos tão cobrados por nossos erros. 

Nosso compromisso com Deus nos traz a responsabilidade de sermos exemplo para aqueles que nos veem, pois através de nós, Deus mostrará aos que ainda são convertidos que, Jesus salva, cura, liberta e transforma.

Somos parte do céu na terra e como seres celestes, não podemos perder o compromisso com Deus. Por isso, quando as nossas ações não são baseadas na palavra, o Senhor nos corrige e de forma mais severa. Pois, como Ele tem compromisso conosco, Ele espera que tenhamos com Ele. Como Ele é justo e fiel conosco, Ele também espera que sejamos com Ele.

Somos separados para sermos a Sua imagem e semelhança, não só esteticamente, mas em postura e caráter. 

Os Israelitas ouviam a voz de Deus no deserto, isso demonstra intimidade. Eles conheciam a Deus e viviam Suas maravilhas e milagres, mas através da infidelidade de Seu povo, Deus mostrou o Seu furor contra a desobediência.

Somos todos israelitas, o que diferencia é o tipo de israelita queremos ser; aquele que ouve a voz de Deus, conhece seus feitos e milagres, sabe exatamente o que Ele quer e mesmo assim desobedece ou aquele que conhece a Deus, conhece seus feitos e milagres, e escolhe obedecê-Lo e servi-Lo com temor.

Não preciso dizer muito sobre a justiça do Senhor com aqueles que O desobedecem, a Sua palavra já é exata. O que dizer de Moisés? Servo usado por Deus, O via face a face, mas não entrou na Terra Prometida, porque irou-se contra a pedra que Deus mandou tocar. Moisés tinha intimidade com Deus e maior compromisso, mesmo assim irou-se por conta do povo e o Senhor agiu conforme a ação de Moisés.

Esta não é uma reflexão para dizer o quanto Deus é duro e severo, não, esta é uma reflexão para pensarmos em como está o nosso compromisso com Deus.

É uma reflexão, para nos fazer pensar que, não é só porque Deus é misericordioso, que sempre agiremos de forma errada, pois Ele perdoará. Não é assim que funciona, Ele conhece o coração de cada um e cobra conforme as nossas ações.

Deus é Justo e Reto e quando nós nos permanecemos firmes e comprometidos a Ele, Ele nos honra. É um privilégio ser íntimo de Deus, mas temos que estar dispostos a sermos comprometidos, abrindo mão do nosso eu e agindo como Cristo agiria.

Isso não é tão fácil quanto parece, não por ser impossível, mas porque muitos não estão dispostos a abrir mão do pecado em favor de Jesus. Mas, para aqueles que abrem mão de tudo o que o mundo oferece em favor de Cristo, Deus dá a vida eterna como recompensa.

Seja comprometido e fiel. Tema ao Senhor, e tema em amor. Deus te abençoe.

Postar um comentário

0 Comentários