Frio ou Quente? | Apocalipse 3.19


 Certamente você já passou pela correção de Deus. Quando era mais nova, eu sempre fui muito "repreendida" dentro da igreja, mas não porque eu fazia algo de errado, pelo contrário. Qualquer coisa que eu fizesse, era motivo de ser chamada atenção e eram coisas muito, mas muito bobas. Eu sempre me senti injustiçada, porque haviam outras pessoas que faziam coisas piores e o pastor nunca via. Acredito que muitos aqui já passaram por este mesmo episódio. Mas, sempre quando isso acontecia, minha mãe com muito amor, me dizia que Deus só corrige aquele quem Ele ama, que tudo aquilo que eu passava, era porque Deus tinha ciúme de mim e fazia isso para o meu próprio bem. Por isso o pastor, que era os olhos do Senhor na igreja, pegava tanto no meu pé. Para ser muito sincera, eu nunca entendi isso, ficava triste mesmo. Mas com o passar dos anos, Deus vai nos fazendo entender que Ele realmente só prova, corrige e repreende aquele quem Ele ama. Às nossas vistas, pode tudo parecer muito injusto, mas o motivo para que o Senhor faz isso é apenas um: não nos perder. Quando Ele nos corrige, é porque aquele erro pode nos levar aos caminhos da perdição, é porque nossas ações podem gerar malefícios para nós, é porque Ele precisa nos aprovar para darmos um passo a frente.
Este é um pequeno trecho da sétima carta do Apocalipse, a carta à igreja de Laodiceia. Deus estava repreendendo aquele povo porque o amava, e o real motivo, encontramos no versículo 15, que diz: Conheço as obras que você realiza, que você não é nem frio nem quente. Quem dera você fosse frio ou quente!
E o real sentido dessa reflexão não é explicar o porque Deus nos prova, na verdade, o real sentido é falar sobre o tipo de relacionamento que você está vivendo com Deus. Você tem sido um crente morno? Frio? Ou quente? Jesus diz que melhor que você fosse frio ou quente do que morno, e era exatamente na temperatura morna que a igreja de Laodiceia estava. A repreensão veio e veio com tudo! No versículo 16 você poderá ver o que Jesus tem vontade de fazer com aqueles que estão mornos em Sua presença. Precisamos refletir se a nossa vida espiritual tem andado em corda bamba, onde uma hora estamos com Jesus e na outra hora não estamos. Um cristão que vive no meio termo não consegue alcançar um relacionamento íntimo com o Senhor.  
Em certas situações que passamos, na maioria das vezes eu creio, que Deus nos corrige e nos prova para que possamos reconhecer a nossa dependência Nele, para que o busquemos com intensidade, para que possamos deixar de sermos filhos mornos, que não sabem o que quer. Ninguém gosta de ser repreendido, nem o nosso Pai gosta de repreender, seria de melhor grado se nós fossemos todos cristãos quentes em Sua presença, certos do que temos que fazer, certos do Deus que Ele realmente é! Mas por amor, Ele nos chama atenção, nos disciplina, nos diz a fórmula certa para que possamos ter intensidade com Ele. O céu não é lugar de quem não sabe o que quer! Não entra lá quem fica em cima do muro, porque um pé dentro e um pé fora, é ação do inimigo em nossas vidas. Temos um Deus que é intenso, forte, poderoso, que não faz nada pela metade, tudo o que Ele faz é por completo. Esse Deus não quer filhos que sejam pela metade! Não quer corações incompletos, para que divida espaço com outras coisas, Ele quer uma vida completa entregue a Ele. 
Laodiceia ficou soberba, achou que não precisava mais de Deus por causa de suas riquezas, porque já tinha tudo o que precisava, fazia as coisas para Deus por obrigação e eram autossuficientes. O dinheiro penetrou no meio daquela igreja e passou a ser o seu galardão. Quantos de nós confiamos em riquezas, fazemos do dinheiro o nosso deus, confiamos em bens materiais, que nos afastam do Senhor, que nos tornam crentes mornos, apenas habituados a dizimar e a ir a igreja para preencher banco. Essa carta parece mais o retrato do século que estamos vivendo, mas Jesus está nos repreendendo hoje com amor, Ele está nos dizendo que não quer filhos mornos, Ele quer filhos decididos, que sejam quentes, porque Ele não quer perder ninguém. Receber a repreensão do Senhor pode doer, mas é aquela dor que é feita por amor e Ele nos chama para vivermos relacionamentos intensos com Ele, completos, relacionamentos com bases fundamentadas em rocha firme, que nada é capaz de abalar. 
É tempo de refletirmos como anda a nossa vida com Ele, o que temos feito que tem afetado a nossa ligação com Ele. Existem no meio de nós muitas barreiras que nos afastam do Senhor, é necessário derruba-las, por isso que Ele nos disciplina, porque só através Dele essas barreiras podem cair por terra. Receba do Senhor a repreensão, porque é com amor, o mundo não usa do mesmo amor para nos derrotar, ele usa do ódio. Ódio esse que está sempre pronto para agir em nós e somente aqueles que estão firmes e alicerçados na presença do Senhor, é capaz de resistir. Nós não fomos feitos para sermos a igreja da sétima carta, somos um povo escolhido e edificado, repreensíveis e disciplináveis, atenda a voz do nosso Mestre. Se hoje Ele está apertando o "parafuso", atente-se ao que Ele quer lhe ensinar, talvez não haja mais chama, somente brasas, mas Ele quer te reavivar! Deixe ser corrigido pelo nosso Senhor. Aceite! Confie! E atenda! Deus te abençoe.

Postar um comentário

0 Comentários