Bem e Mal | Romanos 12.21


 Para dias como estes, onde reina o ódio, uma mensagem de paz! Esse versículo segue a linha do que volta e meia falo por aqui: o errado é errado, mesmo que todo mundo esteja fazendo. A relação entre um e outro? Pois bem, a palavra diz que não devemos pagar o mal com o mal, mas com o bem. Devemos pagar o mal com o bem, mesmo que o mundo ainda esteja no olho por olho e dente por dente. As nossas ações dizem somente sobre nós e não sobre os outros, as ações ruins que retribuímos às pessoas, só diz que nós não temos o coração alinhado com Jesus. Por mais que às vezes o nosso desejo é ferir da mesma forma que fomos feridos, temos que ter em mente que a dor passa e nossas atitudes permanecem. 

Jesus foi crucificado injustamente como um bandido, fizeram o mal para Ele, mas não foi da mesma forma que Ele retribuiu. Sua morte foi a maior prova de amor de toda a humanidade! Porque Ele age com amor conosco e Jesus espera que nossas ações também sejam baseadas em amor. Só conseguimos tal atitude, se estivermos alinhados a Ele e isso é uma busca diária e constante. Se em nossos corações há desejo de vingança e não de amor, precisamos parar e olhar para Deus, pedir que Ele nos ajude a agir como Jesus agiria.

Por mais que seja difícil nos livrarmos de sentimentos ruins, existe alguém que pode limpar toda mancha que há em nossos corações, este é Jesus. O Filho de Deus, que passou por tudo o que passamos e venceu este mundo, que em momento algum pagou o mal com o mal, mas fez o bem para aqueles que o mataram. Jesus agia assim, porque além do amor que Ele sentia pelos homens, era o amor e obediência a Deus que fazia com que Ele fosse provado e aprovado em todas as diversidades. Por mais tentado que fosse, Ele é o Deus vivo, que veio ao mundo com apenas um propósito e seu amor ao Pai era maior do que qualquer fraqueza que o Seu corpo humano poderia suportar. Eu não vou nem citar o apóstolo Paulo no que se refere a agir com bondade e amor ao próximo, porque eu ficaria aqui dando um milhão de exemplos de misericórdia. Se deixarmos que o mal nos vença, não serão somente nossas ações que serão más, mas também todo o restante de nós. Uma vez que abrimos a porta para agir com maldade, estamos dando lugar para que aquele mal volte e assim não estaríamos sendo imitadores de Cristo. Pois, Nele não há maldade, Nele não há vingança, muito menos desamor, Nele há passividade e misericórdia. 

Quando fazemos o bem a quem nos fez o mal, não estamos vencendo aquela pessoa, mas vencendo ao inimigo que tenta agir através de nós, porém, se mantivermos firmes em Deus, essa tentativa do diabo não prevalecerá. É agindo com bondade, que conseguiremos vencer todas as coisas ruins deste mundo, inclusive a intolerância e o ódio que é semeado todos os dias em nossas vidas. Nossos corações são solos, muitos, férteis, mas somos nós que escolhemos quais sementes serão semeadas. Jesus foi incorruptível, enfrentou o maligno face a face e venceu porque demonstrou amor por Seus filhos. 

A bondade é capaz de transformar as atitudes alheias, faz refletir e retroceder, porque quando tratamos bem quem nos tratou mal, aquela pessoa com certeza será leva a reflexão se realmente foi necessário aquela ação ruim. Isso nos leva ao perdão e paz, e esses são alguns dos desejos de Deus para nós, que perdoemos setenta vezes sete e que vivamos em paz uns com os outros. Use a sabedoria que vem do Pai antes de qualquer ação, uma atitude ruim pode até ferir, mas uma boa atitude restaura corações. Seja pacífico, seja como Jesus. O bem sempre vence o mal, não deixe que o mal vença você. Deus te abençoe.

Postar um comentário

0 Comentários